domingo, 25 de novembro de 2012

Atividade 08                                             
                                                                                          RETA FINAL...                   

Cada dia que passa, percebemos que é quase impossível falar de infância sem falar de aparelhos, jogos e brinquedos eletrônicos. Eles fazem parte da vida das crianças a partir do momento que nascem e continua ao longo da vida.

O uso do computador nas escolas deve ser usado e pensado como uma ferramenta para auxiliar no processo ensino/aprendizagem e nas questões do cotidiano trazidas até a sala de aula. O professor deve saber qual conteúdo pretende ensinar e fazer o planejamento para assim fazer o uso correto do computador.

A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para enfrentar o mundo de hoje. Ela desenvolve a coordenação motora, ajuda a nos manter atualizados e ainda nos ajuda no desenvolvimento pessoal. Só não devemos deixar as crianças e adolescentes ligados 24 horas em tecnologias, devemos mostrar a importância das brincadeiras antigas e o que há de bom e interessante mundo real e mostrar que nem sempre o virtual é o mais interessante.

É importante que educador e educando aprendam a selecionar as informações apropriadas, verificando e identificando suas proveniências, quem as criou, divulgou-as e qual a intenção das mesmas. Entretanto, torna-se necessário relacionar teoria e prática para que possamos perceber nos mais diversos meios das tecnologias a importância de avançarmos enquanto educadores e educandos. Dessa forma, o uso da tecnologia vem proporcionar a todos uma nova forma de pensar e de transformar diante desse novo mundo globalizado.

Os professores devem rever seus conceitos, sua prática pedagógica e até mesmo sua insegurança diante da possibilidade de aceitação do trabalho pedagógico ser organizado a partir do auxílio de instrumentos tecnológicos avançados. O professor deve se atualizar e se apropriar do uso das tecnologias, não somente para contentar o sistema educacional no qual está inserido, mas sim para o seu próprio crescimento pessoal e profissional.

Para que a proposta pedagógica em relação às novas tecnologias pensada para a educação infantil atinja seus objetivos de maneira precisa, é necessário, além de um ambiente agradável e acolhedor para a criança, a presença de um profissional capacitado, seguro nas suas atitudes e responsável.

Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário